domingo, 21 de setembro de 2008

obras de picasso


Les Demoiselles a'Avignon (1907) - a abolição da profundidade espacial, do fundo e os ritmos ásperos e sobressaltantes fazem dessa obra um manifesto anticlássico e desconcertante. As deformações, os perfis em linhas quebradas, as angulações, os achatamentos sumários dos volumes denunciam a influência do redescobrimento da escultura negra - muito mais do que o possa fazer supor a fragmentação analítica e formal do cubismo. (Pischel, 1966).


Mademoiselle Léonie (1910) - à medida que o cubismo foi perdendo o interesse pela massa escultórica e preocupando-se mais com a indicação do contexto espacial dos objetos, a estrutura linear ganhou uma funçaõ cada vez mais decisiva. Isso se pode ver nas pinturas de 1910-11, mas, num trabalho gráfico como este, os recursos formais inventados por Picasso e Braque, para essa culminação do cubismo analítico, mostram-se mais claramente. (Lynton, 1966).


Retrato de Ambroise Vollard (1910) - Nesta obra Picasso recorta e fragmenta a imagem de Vollard, dando à composição rítmo e movimento, uma certa inquietude e expressividade. No retrato cubista analítico de Vollard, Picasso quebra o modelo numa estutura cristalina de facetas interligadas em tonalidades baixas.

Voltar

Nenhum comentário: