Casa de l'Estaque (1908) - interpretação da lição de Cézanne, paisagem surda e destruída de vibrações atmosféricas, construída por meio de volumes geométricos e sintéticos. (Pischel, 1966).
Homem com violão (1911) - a composição piramidal da tela evita, impositivamente, toda sugestão de profundidade e impõe uma unidade arquitetônica que não deixa de trazer à mente as pontas das catedrais góticas.(Pierre, 1968).
O Português (1911) - um notável exemplo do cubismo analítico, mostrando o efeito característico de relevo aberto nesse gênero de pintura e sua tendência para a monocromia - embora Braque, no que talvez seja um estilo peculiarmente francês, inclua matizes delicadamente variados em sua limitada gama de cores, assim como a pincelada muito agradável. A introdução de letras em vários lugares aumenta a ambiguidade espacial do quadro, ao mesmo tempo que acentua também a qualidade ilusória de tudo; salvo as letras. (Lynton, 1966).
Voltar
Voltar
Nenhum comentário:
Postar um comentário